segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Horário de verão

Hoje acordei assustada, com um pesadelo horrível! Tive mesmo uma noite terrivelmente mal dormida. 
Calor, cobrança de ter que dormir cedo, pra acordar no horário antigo de 4h30, que agora se converte em 5h30 (ou seja, o que já era cedo, se tornou ainda mais cedo no dia de hoje). 
Mas, depois de um tanto refletir, ainda deitada em minha cama, recuperando o fôlego do choro dentro do pesadelo, me lembrei facilmente que antes de acordar, tocava uma música. Uma música que escutei poucas vezes, mas foi como se o tema de fundo do pesadelo se desmentisse com o som da música, tornando-se sensivelmente um sonho bom.
Pode parecer bobagem. Pode parecer exagero. Mas deixar o som prevalecer em meio ao pesadelo, foi inédito no meu "waking life". O pesadelo era  uma tradução de sentir corpo adentro o reflexo de uma traição. 
Eu já estive do lado de "lá", e graças a Deus, tive a oportunidade, muitos anos depois, (por ter sentido também essa dor do lado de "cá"), a leveza de pedir perdão. De ser perdoada com a frase "Linda, eu já perdoei você há muito tempo". E melhor ainda, de me perdoar, que como eu disse, demorou anos para acontecer. Depois de todo esse tempo. Depois de tudo no pretérito perfeito. Isso me fez ser convicta de uma coisa: seja lá como for, lealdade é a maneira mais honesta de lidar com a gente e com o outro. Parece clichê. Parece livro de autoajuda. Mas não é. Como eu disse, já estive dos dois lados. Acredite, ainda hoje não sei dizer qual das dores é a pior. Mas com certeza, aprendi a saber qual é o melhor sentimento, enquanto simplesmente, abro os olhos de um pesadelo (do lado de "cá" ou de "lá") e vejo o quanto é claro o que vem depois, o agora.
Talvez por isso a música se chame "Luzes da cidade". Talvez por isso, ela diz ser "fim da tempestade", ironicamente, no marco exato, da mudança para o horário de verão.

"Pode ser abençoado o teu amor
E tão leal
Pode ser

De abençoar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário